O desenvolvimento de novas tecnologias possibilita maior acessibilidade das pessoas que apresentem qualquer nível de deficiência visual aos smartphones e também aos tablets. Ferramentas como o VoiceOver, da Apple, e BlackBerry Screen Reader, que facilitam o manuseio de aparelhos móveis por meio de recursos táteis e sonoros, faz com que tais aparelhos cada vez mais batam recordes de venda.
Além dessas ferramentas, também são disponibilizados apps (abreviatura de application, ou seja, aplicação) que auxiliam em tarefas cotidianas. Infelizmente, ainda são poucas as ofertas no idioma português, mas alguns exemplos internacionais, listados abaixo, demonstram as diversas possibilidades na área.
Bus Alert - Com base em um sistema GPS, o app fornece dados sobre transporte público. Por meio de comando de voz, o usuário pode se informar sobre a distância que uma determina linha de ônibus está de um ponto. O aplicativo é disponibilizado de forma gratuita e fornecido nas versões Android e Java. Por enquanto, o programa funciona apenas nos municípios de Ribeirão Preto e São Carlos (SP).
Digit-Eyes - Por meio da câmera do aparelho, o aplicativo realiza a leitura de códigos de barras. Isso possibilita que o usuário tenha acesso a informações de produtos. Além disso, o site do app dispõe de um gerador de códigos autoadesivos, que podem ser personalizados com informações sonoras e em texto. As etiquetas são laváveis e resistentes a alvejantes e secadoras. Disponível em língua portuguesa, o Digit-Eyes também tem versões em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. À venda no iTunes por US$ 19,99, o app é compatível com alguns modelos de iPhone, iPod Touch e iPad.
Light Detector - Este app identifica a intensidade da luz em ambientes fechados por meio da câmera do celular. Quanto maior for a luminosidade, maior será o sinal sonoro emitido pelo aplicativo. Além disso, o aplicativo também detecta se uma lâmpada está acesa ou se uma janela está aberta. Para tanto, é necessário apenas apontar o aparelho para o local em que os objetos estão. Disponível em português, o programa possui ainda versões em espanhol, inglês, francês, alemão, russo e holandês. À venda no iTunes por US$ 0,99, o app é compatível com algumas versões de iPhone, iPod Touch e iPad.
Para mais informações sobre aplicativos e aparelhos de auto ajuda relacionada à deficiência,acesse o site
Nenhum comentário:
Postar um comentário