sábado, 28 de maio de 2016
Homofobia - Um processo de exclusão social
Oi gente! Hoje o tema é homofobia. Escolhemos esse tema por conta do tribunal que tivemos no dia 19 de maio (quinta-feira),onde discutimos e debatemos sobre a homossexualidade,o preconceito e seus tabus.
A homofobia define o ódio, o preconceito, a repugnância que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais. Aqueles que abrigam em sua mente esta fobia ainda não definiram completamente sua identidade sexual, o que gera dúvidas, angústias e uma certa revolta, que são transferidas para os que professam essa preferência sexual.
O termo homofobia foi empregado inicialmente em 1971, pelo psicólogo George Weinberg. Esta palavra, de origem grega, remete a um medo irracional do homossexualismo, com uma conotação profunda de repulsa, total aversão, mesmo sem motivo aparente. Trata-se de uma questão enraizada ao racismo e a todo tipo de preconceito. Este medo passa pelo problema da identificação grupal, ou seja, os homófobos conformam suas crenças às da maioria e se opõem radicalmente aos que não se alinham com esses papéis tradicionais que eles desempenham na sociedade, ainda que apenas na aparência.
O homófobo pode reagir perante os homossexuais com calúnias, insultos verbais, gestos, ou com um convívio social baseado na antipatia e nas ironias,a pessoa que sofre com isso deve procurar ajuda psicológica para reintegrar-se à sociedade e para entender que não há nada de errado com sua orientação sexual. Além disso,ela também aprender a lidar com o preconceito,o medo e vergonha que tem referente à sua sexualidade.
Toda forma de amor é válida e deve ser respeitada! ♥
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário